Saiba mais sobre o blog - Inclusive Você -

Esta página foi criada para ser o arquivo do blog: Inclusive Você
Aqui postamos os textos mais longos do blog Inclusive Você.

Boa leitura!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Seminário: Deficiência Física

Conceito da Organização Mundial de Saúde

Deficiência é um termo genérico, que abrange deficiências, limitação de atividade e restrição de participação. Uma deficiência é um problema na função ou estrutura do corpo, uma limitação da atividade é uma dificuldade encontrada por um indivíduo na execução de uma tarefa ou ação, enquanto que uma restrição de participação é um problema vivenciado por um indivíduo no envolvimento em situações da vida. Assim, a deficiência é um fenômeno complexo, refletindo uma interação entre as características do corpo de uma pessoa e as características da sociedade em que vive.

Definição de Deficiência Física

A deficiência física se refere ao comprometimento do aparelho locomotor que compreende o Sistema Osteoarticular, o Sistema Muscular e o Sistema Nervoso. As doenças ou lesões que afetam quaisquer desses sistemas, isoladamente ou em conjunto, podem produzir grandes limitações físicas de grau e gravidade variáveis, segundo os segmentos corporais afetados e o tipo de lesão ocorrida (BRASIL, 2006, p. 28). Conforme o grau do comprometimento ou tipo de acometimento fala-se em paralisia ou paresia.

O termo paralisia se refere à perda da capacidade de contração muscular voluntária, por interrupção funcional ou orgânica em um ponto qualquer da via motora, que pode ir do córtex cerebral até o próprio músculo; fala-se em paralisia quando todo movimento nestas proporções são impossíveis.

O termo paresia refere-se quando o movimento está apenas limitado ou fraco. O termo paresia vem do grego PARESIS e significa relaxação, debilidade. Nos casos de paresias, a motilidade se apresenta apenas num padrão abaixo do normal, no que se refere à força muscular, precisão do movimento, amplitude do movimento e a resistência muscular localizada, ou seja, refere-se a um comprometimento parcial, a uma semiparalisia.

Classificação das Paralisias

Dependendo do número e da forma como os membros são afetados pela paralisia, foi sugerida por WYLLIE (1951), a seguinte classificação: monoplegia, diplegia, hemiplegia, triplegia, tetraplegia, paraplegia.


Possíveis Causas

A Deficiência Física pode ser resultante de paralisia cerebral, que é uma lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais. Acontece durante a gestação, no momento do parto ou após o nascimento, ainda no processo de amadurecimento do cérebro da criança.
É importante saber que o portador possui inteligência normal (a ser que a lesão tenha afetado áreas do cérebro responsáveis pelo pensamento e pela memória). Mas se a visão ou a audição forem prejudicadas, a pessoa poderá ter dificuldades para entender as informações como são transmitidas; se os músculos da fala forem atingidos, haverá dificuldade para comunicar seus pensamentos ou necessidades. Quando tais fatos são observados, o portador de paralisia cerebral pode ser erroneamente classificado como deficiente mental ou não-inteligente.
Também por hemiplegias, que provem de acidente vascular cerebral, aneurisma cerebral, tumor cerebral e outras. Ainda por lesão medular, que pode ocorrem for ferimento por arma de fogo, ferimento por arma branca, acidentes de trânsito, mergulho em águas rasas. Traumatismos diretos, quedas, processos infecciosos, processos degenerativos e outros. Amputações, que podem ocorrer por causas vasculares, traumas, malformações congênitas, causas metabólicas e outras. Ainda febre reumática, câncer ou Miastenias graves, que consistem num grave enfraquecimento muscular sem atrofia.


Talidomida ou "Amida Nftálica do Ácido Glutâmico"

O medicamento Talidomida foi desenvolvido na Alemanha em 1954 e comercializado em 146 países a partir de 1957; inicialmente desenvolvido como sedativo, causou milhares de casos de Focomelia, que é uma síndrome caracterizada pela aproximação ou encurtamento dos membros junto ao tronco do feto, tornando-os semelhantes aos de uma foca. O uso desse medicamento durante a gravidez altera a formação fetal, pode provocar graves defeitos visuais, auditivos, da coluna vertebral e em alguns casos, problemas cardíacos.
Após a constatação dos efeitos teratogênicos provocados pela droga quando consumida durante a gestação, ela é retirada de circulação em todos os países, à exceção do Brasil. Tem início processos indenizatórios em diversos países. Quatro anos depois, ao se descobrirem efeitos benéficos da droga no tratamento de algumas doenças crônico-degenerativas, ela volta a ser comercializada.
No Brasil, por conta do uso indiscriminado no tratamento da hanseníase em função da desinformação, descontrole na distribuição, omissão governamental e automedicação, fez surgir a segunda geração de vítimas da Talidomida.
Nas décadas de 1990 e 2000, com a continuidade do uso da droga no tratamento de outras patologias por conta da automedicação, nascem a segunda e terceira geração da talidomida, uma prática constante no Brasil.


Aprendizagem

A pessoa com deficiência física não possui restrições cognitivas, exceto nos casos de complicações neurológicas. O deficiente físico possui apenas limitações físicas que podem exigir adaptações quanto à locomoção, movimento de mãos e utilização dos espaços escolares.

Decreto 3298/99

O Decreto nº 3298 de 20 de dezembro de 1999 cita quais são os recursos garantidos às pessoas com deficiência física e entre eles encontramos:
“(...) equipamentos e material pedagógico especial para educação, capacitação e recreação da pessoa portadora de deficiência; adaptações ambientais e outras que garantam o acesso, a melhoria funcional e a autonomia pessoal.”
A legislação brasileira garante ao cidadão brasileiro com deficiência ajudas técnicas, portanto o professor especializado, sabendo desse direito do aluno, deve ajudá-lo a identificar quais são os recursos necessários para a sua educação, a fim de que ele possa recorrer ao poder público e obter esse benefício. É importante também frisar que a reabilitação é um direito garantido por lei (Decreto nº 5296/04) a todos brasileiro com deficiência e, se seu aluno não está recebendo acompanhamento nesta área, poderá também solicitar ao estado.

Tecnologia Assistiva

A Tecnologia Assistiva (TA) é uma expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e, consequentemente, promover vida independente e inclusão. A TA na perspectiva de inclusão escolar não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas, mas também como meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará protagonista de sua história, ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos .


Acessibilidade

Escolas devem ter salas de aula amplas para circulação de cadeiras, portas mais largas, ideal 90 cm segundo a ABNT NBR 9050:2004, maçanetas do tipo alavanca que podem mais facilmente ser manipuladas por quem quer que seja. Existe dobradiços que abrem além de 90 graus o que aumenta a amplitude e facilitam a entrada de cadeiras de rodas e também é ideal que as portas tenham molas para que não seja necessário voltar para fecha-las. (LIMA E ALBERNAZ, 1998)
De acordo com Panero e Zelnik (1998), o piso externo deve ser áspero para evitar deslizamentos ou depósito de limo, causado pela umidade ou pela chuva, o que o tornam escorregadio, capachos e tapetes podem causar escorregões e devem ser retirados, caso sejam indispensáveis o ideal é colá-los ou colocá-los em rebaixo sempre colados ou pregados.
Segundo Rita Bersch (2007, p.28) “os professores devem solicitar à Secretaria de Educação adequações de mobiliário escolar, conforme especificações de especialistas na área: mesas, cadeiras, quadro, entre outros, bem como os recursos de auxílio à mobilidade: cadeiras de rodas, andadores, entre outros”.

Referências Bibliográficas:

SOUZA, P. A. – O Esporte na Paraplegia e Tetraplegia. Rio de Janeiro: Guanabara koogan, 1994.

http://portal.mec.gov.br/mec/index.htm - Manual do Professor – Deficiência Física

www.mpdft.gov.br/sicorde/abnt.htm

www.mpdft.gov.br/sicorde/NBR9050-31052004.pdf

http://www.talidomida.org.br

http://www.who.int/topics/disabilities/en/

http://www.paralisia.com/

http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/acessibilidade_gleisson.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário